quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Série - In Treatment

Finalmente chega à televisão portuguesa esta grande produção da HBO que retrata a Psicologia, mais propriamente a Psicanálise, como eu nunca antes havia assistido.

O actor Gabriel Bryne (participou no filme Stigmata) encarna o papel de Dr. Paul, um psicanalista,  que atende 4 pacientes diferentes ao longo da semana. À Segunda-Feira, chega ao consultório Laura, uma enfermeira que desenvolveu, no decorrer da terapia, transferência erótica por Paul. Às Terças é a vez de Alex, um piloto de guerra com Stress Pós-Traumático. No dia seguinte, Dr. Paul recebe Sophie, uma adolescente atleta que vem à consulta por tentativa de suicídio. Chegada a Quinta-Feira, Jake e Amy apresentam-se no consultório para embarcar numa terapia de casal. Às Sextas (pessoalmente, o melhor dia), é a vez de Paul se "deitar no divã", ao consultar a sua amiga e supervisora Gina (Dianne Wiest, que participou no filme Eduardo Mãos-de-Tesoura), tanto para se aconselhar sobre os seus pacientes como, também, para resolver conflitos pessoais.

A meu ver, In Treatment apresenta-se como aquelas séries onde ou se morre de amores ou facilmente se desliga o ecrã. As cenas decorrem, essencialmente, num consultório, com diálogos monocórdicos por parte do psicanalista (contudo, muito bem construídos e estruturados), onde a câmera gira ora em torno do terapeuta ora em torno do paciente.

É uma série que escava, com todo o rigor, as emoções mais intrinsecas que podemos encontrar no nosso quotidiano, sem utilizar uma linguagem muito técnica e «psicanalitiquizada», sendo de fácil digestão para o público em geral. Recomendo-a a todos os que se interessam pelo domínio das ciências psicológicas e que, basicamente, gostam de pensar.

Facilmente se cria empatia com os pacientes ao longo da temporada e, quando esta termina, fica o sentimento de saudade e de despedida daqueles actores que tão bem encarnaram o seu papel e que experiênciaram uma verdadeira catarse no divã de Paul.

A série (1ª temporada) decorre às Segundas-Feiras na SIC, por volta da 1h30.
Para quem é adepto da via online, já pode encontrar disponível a 3ª temporada.

Deixo aqui o trailer de promoção à 1ª Temp:



Site Oficial
http://www.hbo.com/in-treatment

5 comentários:

  1. Claudio,

    Tive a oportunidade de assistir alguns episódios de "In treatment" e considerei a série muito boa. Em alguns momentos era uma verdadeira aula de psicoterapia.

    Gostei dos assuntos abordados em seus textos e vou passar para fazer uma visita no blog sempre que puder. Continue com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o comentário! É, de facto, uma série didáctica construída com todo o rigor que seria expectável. Irei seguir atentamente o seu blog de igual forma.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Eu também sigo a série, sempre que posso, até porque é assim um bocado viciante e imperdivel.
    so nao vejos os episodios do casal, que esses comem-me a cabeça;)

    ResponderEliminar
  4. se vc pudesse me explicar uma dúvida, ficaria agradecida. Qual a linha da psicologia que o Dr paul "segue" na série? Obrigada desde já...

    ResponderEliminar
  5. Cara Medievas,

    A linha de intervenção do Dr. Paul é a psicanalítica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar