quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Manual de Engate (I): Ensaio Masculino da Evolução

Certamente muitos de vós já se questionaram, invariavelmente, a base lógico-ciêntifica, se assim lhe quiserem chamar, de algumas afirmações que vigoram no nosso quotidiano como "os homem preferem as loiras", "o que eles gostam é de um bom rabo", "elas gostam de rabos pequenos e firmes", "para elas a aparência não conta muito", "existe amor à primeira vista?".

Partindo de algumas destas afirmações e procurando explica-las à luz do evolucismo (corrente pela qual me filiei ao nível da investigação), proponho-me apresentar um leque de hipóteses (podem considerar válidas ou não), que, possivelmente, fará com que olhem para estas questões com outro olhar e, quiçá, se tornem uns verdadeiros darwinianos.

 Atendendo à Psicologia Evolucionista, de tanto outros critérios que podemos encontrar, há um comum, ao nível da atracção, presente tanto em homens como em mulheres na escolha do seu parceiro: a capacidade de procriar e protecção da família.

Desta forma, o que os homens procuram, essencialmente, é uma mulher fértil, que procrie com facilidade. Por outro lado, as mulheres procuram um homem em quem confiem para sustentar e proteger a sua familia. Basta pensarmos na época das sociedades recolectoras, há cerca de 15 mil anos, onde para os homens era mais importante "espalhar a sua semente" para garantir a propagação da espécie (será esta uma base evolucionista para a traição?), e as mulheres procuravam um homem que, depois da caça, trouxesse comida para casa e que a protegesse dos animais menos simpáticos, enquanto cuidavam, sozinhas, dos filhos (quantas vezes ouvimos homens a dizer que não estão preparados para ser pais, que não sabem como o fazer?). 

O que procuram então, especificamente, os homens?

Para facilitar a tarefa, nada como pegar no estereótipo do senso comum de mulher bonita: elegante, mamas grandes (e perdoem-me por não usar a forma politicamente correcta de "seios", mas sou adepto do biologicamente correcto), nádegas grandes, loiras e aspecto juvial.

Indo por partes:

Elegante: o que significa, exactamente, em termos do desenvolvimento humano uma mulher magra/elegante (colocando de lado excepções)? Uma mulher jovem ("não te preocupes que quando fores velha o dificil vai ser emagrecer") e apta a reproduzir (uma vez que muitas mulheres dificilmente recuperam peso após a procriação). Todavia, é de ter em conta que tal conceito do Magro e Elegante está inserido na nossa cultura e sociedade actual, uma vez que na altura das sociedades recolectoras privilegiava-se mulheres gordas uma vez que era sinal de se encontrarem bem nutridas e isentas de doença (note-se, porém, que o critério de selecção é o mesmo: fertilidade).

Mamas grandes: Como calculam, na época mais primitava não havia soutiens, as leis da gravidade e temporais sujeitavam as mamas a um maior desgaste e, assim sendo, mamas grandes e firmes eram sinal de juventude e são, ainda hoje, um sinal de atracção física.

Nádegas grandes: ou o tal "bom rabo" que muito se fala. Diversas investigações em torno da psicologia evolucionista concluiram que mulheres com um rácio cintura/anca próximo de 0.7 eram consideradas mais atraentes uma vez que, num plano histórico, são sujeitas a menos doenças e cancros e têm mais facilidades na altura do parto. Contudo, não confundir o rácio cintura/anca com gordura acumulada na cintura/anca. Em termos de gordura, esta é preferível que se encontre nas nádegas pois esta será usada para gerar o feto. Assim, quando ouvimos expressões de "não tem rabo nenhum", em termos histórico-evolutivos, significa que não é atraente, não sendo primariamente seleccionada para a reprodução.

Loiras: A grande questão: porque é que os homem preferem as loiras?  tem, provavelmente, mais de 10.000 anos. Pode ser explicada com base em dois argumentos: em primeiro lugar, a pele clara (e não tanto o facto de ser loira) evidencia menos rugas, doenças, e é sinal de menos quantidade de hormonas sexuais masculinas. Assim, uma mulher loira, sem sinais evidentes de assimetria, será, certamente bonita. O segundo argumento vai no sentido de que na época primitiva presenciou-se uma escassez de homens no Norte da Europa, levando as mulheres (loiras e de pele clara) a consquistar outros homens e a distinguirem-se das rivais (basta pensar como, ainda hoje, isso acontece... imagine-se um grupo de pessoas numa esplanada de café e aparece uma mulher loira que se distingue das restantes. Comentários?). 


Aspecto Juvial: Sabe-se que a idade ideal para uma mulher procriar é entre os 18 e os 30. Assim, e atendendo ao que já foi exposto, Juventude é Fertilidade que é Atracção. Poderá-se explicar, com base no evolucionismo, a aclamada "crise de meia idade" que tanto se fala nos homens, ao chegar a casa dos 40, quando procuram mulheres mais novas?

"O homem ama a mulher, a mulher ama o amor."


CONTINUA...

Para quem se interessa pelo tema, deixo aqui uma obra de renome:

Crawford, D., Krebs, D. (2008). Foundations of evolutionary psychology. New York: Lawrence Eribaum
Associates.

2 comentários:

  1. PArabéns Dr. Cláudio por este post:)
    esta muito bem concebido
    Uma destas vezes tens que falar da dilatação das pupilas, que também é interessante
    Mas gostei:D
    ***

    ResponderEliminar
  2. Obrigado :)
    O próximo será sobre o sexo feminino!
    **

    ResponderEliminar