terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quem tem medo do Lobo Mau?

O conto do Capuchinho Vermelho é uma das obras infantis que podem ser retratadas a partir de diversos conceitos psicanalíticos que nos fazem compreender com que principio vamos regendo a nossa vida, isto é, se pelo Princípio do Prazer, se pelo Princípio da Realidade. 

Não me alongando em demasia nestes conceitos cunhados por Freud no ano de 1911, o Princípio do Prazer verifica-se a partir do desejo de termos prazer no imediato, no aqui-e-agora. O adiamento da gratificação ainda não se encontra interiorizado e, assim, sente-se necessidade de se ceder para um prazer imediato. Como por vezes este palavreado todo apenas complica, esclarecerei com um exemplo típico do quotidiano: a época dos Saldos:

Imaginem a situação de uma senhora que passeia pelo centro comercial e vê umas calças deslumbrantes com que se apaixona de imediato. Dirige-se a uma das empregadas da loja, questionando "quanto custam este par de calças?" ao que a empregada responde "custam 50 euros mas estarão em saldos para a semana que vem". Diversas são as pessoas que, regendo-se pelo Princípio da Realidade, conseguem adiar a gratificação e comprarão as ditas calças passado uma semana. Contudo, para outras pessoas, esta espera pode ser tortuosa devido à angústia que essa espera comporta, onde dúvidas como "se calhar as calças já não estarão cá / é melhor comprar já antes que alguém as compre" são frequentes. Assim, regendo-se pelo Princípio do Prazer, desembolsam, de imediato os 50 euros.

No conto do Capuchinho Vermelho conseguimos traçar dois cenários possíveis para a protagonista principal quando a mãe lhe pede para ir levar um lanche à sua avó:

A) Percorrer a beleza da floresta, com toda a beleza poética que lhe é característica (pássaros, flores, borboletas, etc), isto é, cedendo ao Princípio do Prazer representado pelo Lobo, que permite uma fuga ao seu lar seguro e confortável: «Olha como são bonitas as flores à tua roda. Porque não dás uma vista de olhos? Andas com um só propósito e uma tal concentração, como se fosses para escola, enquanto tudo o resto aqui na floresta é tão belo.»

B) Percorrer o caminho referido pela Mãe que representa o Princípio da Realidade, como o mais seguro: «Caminha com cuidado, não saias da estrada. E quando chegares a casa da avó não te esqueças de lhe dar os bons dias e não comeces a vasculhar por toda a parte»

Como todos conhecem a história do Capuchinho Vermelho, não tenho a necessidade de explicar detalhadamente o desenrolar da história. O Capuchinho Vermelho cede ao Princípio do Prazer, desprezando as figuras Maternas (representadas pela Mãe e pela Avó) constituindo-se, assim, um conflito edipiano: desejo de autonomia / procura de prazer e morte simbólica do progenitor.

Para além destas personagens, surge uma outra que, normalmente, é sempre deixada para segundo plano (sabe-se lá porquê), que é a personagem do Caçador. Comummente é apenas mencionada no final da história com uma breve passagem "e surgiu um caçador que matou o lobo e salvou a pobre menina" bla bla bla.

Contudo, no plano estrutrural da história surge como um marco relevante pois é, juntamente com o Lobo, o constituinte da Figura Masculina que se desdobra, assim, em dois polos:

1- O desejo, a sedução, o prazer, representado pelo Lobo
2 - A responsabilidade, a dureza, o heroísmo paterno representado pelo Caçador

Estes dois pólos representam as duas faces da Figura Paterna: o Herói destemido das crianças que, até uma cerca idade, acreditam que consiga fazer tudo, e por outro lado, a imagem de sedução das meninas mais novas (é curioso ver como algumas se gostam de produzir e maquilhar e desfilar pela sala de estar enquanto o pai observa, ou quando abraçam o pai e dizem que querem casar com ele).

Somos presenciados, assim, com o clássico complexo de édipo feminino onde para a menina a Figura Materna (mãe e avó) são postas de parte pois negam-lhe o prazer, e procuram a sedução do elemento do sexo oposto, do pai, neste caso representado pelo Lobo.

Bruno Bettelheim, psicanalista francês, faz uma nota a respeito da importância da cor – vermelho, como simbolismo das emoções violentas e sexuais, referindo, igualmente, a relevância do diminutivo – capuchinho e não capucho, de modo a reforçar a imaturidade da menina. Ela é pequena demais para lidar com as suas energias emergentes, com as suas tendências «vermelhas». O perigo, para ela, é pois, a sua sexualidade nascente, fonte ambivalente de salvação e ameaça destrutiva. Ela luta dividida entre o sua vontade consciente de fazer o que é seu dever e o desejo inconsciente de triunfar sobre a avó (simbolicamente a Mãe).

A sedução atinge o auge quando a menina se deita na cama com o lobo e, posteriormente, o lobo a engole. É como se o conflito edipiano chegasse ao fim. Depois da rejeição à Figura Materna e entrega ao Princípio do Prazer, o Capuchinho percebe os seus riscos e sai do ventre do Lobo através de um Pai heroico. O Capuchinho Vermelho renasce nesta etapa vital. Já não é a menina que passeia pela floresta emersa na fantasia, entregando-se constantemente ao Princípio do Prazer e de todos os perigos que o comporta, mas já consegue fazer a transposição para o Princípio da Realidade.

Este é um dos mais belos contos infantis que retratam, com todo o simbolismo que é característico, a maturação psíquica na terna infância que poderá condicionar as escolhas futuras num desenvolvimento mais tardio. Contudo, não é invulgar, encontrar sujeitos, neste estranho quotidiano, que ainda permanecem perdidas na floresta encantada, num jogo de sedução seja com elas próprias como para com um Lobo que as impede de alcançar o Princípio da Realidade.

4 comentários:

  1. Olá Cláudio! Achei muito interessante a sua interpretação. Se tomarmos a mãe e a avó como equivalentes de uma mesma figura, qual seja, a figura materna, o fato de o lobo se passar pela avó talvez tenha como objetivo sutil mostrar que o caráter devorador do lobo é próprio da figura materna que quer manter o (a) filho (a) preso (a) a seu curto-circuito de gozo. Assim, o caçador é a representação apropriada do Nome-do-Pai que tira o (a) filho (a) do curto-circuito de gozo representado pelo ventre.

    Belo post!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Lucas,

    Nem mais. Além da componente Oral que se torna evidente ao longo do conto, essa triangulação edipiana dá-nos um melhor entendimento de como se processa o dito conflito nas raparigas (uma vez que quando se fala de complexo de édipo ou quando se dá algum exemplo, é o Rapaz que aparece sempre em destaque).

    Há uma versão do Capuchinho Vermelho, que não a dos Irmãos Grimm, onde o Capuchinho é, de facto, devorado pelo Lobo, terminando assim a história. Algo desviante mas é um simbolismo do que se passa em muitas vidas por este mundo fora.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá! Parabéns pelo post! Somente uma dúvida: já ouvi falar que o complexo de édipo feminino tem o nome de complexo de Elektra. Você faz uso desse termo ou tem alguma objeção? Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Antes demais, agradeço a opinião e a dúvida colocada.

    Quanto ao complexo de Édipo feminino, Freud nunca se referiu a ele como complexo de Electra. Esse termo foi cunhado pelo seu parceiro Jung.

    Pessoalmente, uso o termo Complexo de Édipo tanto para o rapaz como para a rapariga mas sem qualquer objecção ao uso do Complexo de Electra. É da preferência de cada um.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar